26.04.11
Depois de algum tempo fiquei sem escrever, ficava meio que desanimada por causa dos trabalhos que eram muitos e acabavam não disponibilizando tempo para esse trabalho.
Estou muito envolvida com o curso de LIBRAS na igreja São Francisco de Assis. Meu grande desejo é que muitas pessoas aprendam LIBRAS e tenham vontade de ajudar na evangelização dos surdos como eu tenho.
Vejam bem: NA EVANGELIZAÇÃO!
Digo isso porque muitas igrejas, preparam as pessoas filantropicamente, ou seja, com interesse de aumentar o número de adeptos. Nosso curso não! queremos pessoas que possam ter o conhecimento dessa língua e depois levar a palavra de Deus para os surdos, independente de qualquer religião.
Lógico que meu objetivo maior seria CATÓLICOS, pois o curso é dentro da igreja Católica, e também ter mais pessoas católicas para me ajudar nessa missão. Mas, não posso obrigar ninguém a nada, nem querer fazer lavagem cerebral em ninguém. Deus deu a liberdade de escolha para todos os seres humanos, é a pessoa quem vai decidir o que quer. Tento mostrar a minha religiosidade nas minhas ações, no meu modo de vida, no meu dia a dia com minha família, com meus amigos, no meu trabalho, com quem eu não conheço. É desta forma que vou cativar meus semelhantes. Não dizendo que minha religião salva, ou que a minha religião é a certa. Mas a própria pessoa irá perceber isso me conhecendo e experimentando das mesmas felicidades que eu, daí então poderá escolher e decidir o que é melhor para chegar a Deus.
Já faz muitos anos que ensino LIBRAS não tenho um tempo certo, mas talvez uns 8 anos, interpretar já a 14 anos e instrutora mediadora e guia intérprete (surdocegueira) irá fazer 2 anos.
Em relação a ensinar LIBRAS, a cada curso vou percebendo novos jeitos de ensinar, formas melhores de instruir.
Analiso quais as dificuldades maiores que os alunos encontram, quais as menores, possibilitando assim ir aprimorando a cada curso estratégias melhores. Lembrando que sempre um surdo está comigo, pois nada como ter alguém que possui como primeira língua a LIBRAS para nos auxiliar e ao mesmo tempo nos corrigir.
O que vi que um curso de LIBRAS para ser eficiente tem que ter no mínimo um ano. A partir de então os cursandos começam a se soltarem melhor, a acostumar com a nova forma de comunicação, a verdadeiramente aprender o BÁSICO.
Ao meu ver, teria que ser um ano para cada módulo. Isto é, para que realmente as pessoas saem fazendo sinais e se virando na LIBRAS.
Bem...
A Juliana está um sucesso, progrediu muito. Uma das coisas maravilhosas que ela está fazendo é um diário.
Todos os dias peço para ela escrever um pouco sobre sua vida, o que fez ontem, como foi seu dia, as novidades.
No começo achei que não iria vingar, mas com os dias, vi que foi a melhor ideia. Agora ela mesma quer contar o que fez, as vezes chego na casa dela e ela já me mostra algo que escreveu.
Isso é MARAVILHOSO, ela não fazia antes, desta forma nós que somos professores nos sentimos honrados. Pois sabemos que estamos fazendo jus ao nosso trabalho. Que estamos conseguindo ver resultados.
Fico pensando se o governo investisse mais na educação, como seria esse Brasil?
Temos pessoas muito capazes, crianças inteligentíssimas, espertas, outras que possuem necessidades especiais, mas que nem por isso deixam de mostrar seus talentos, um pouquinho de condição que lhe é dado já fazem tanto!!!
Se os políticos não pensassem apenas em si, lembrassem com o coração da população, respeitassem os seres humanos...
Ah meu Deus!! Será que é utopia querer um mundo mais irmão, bom?
O Céu pode começar aqui se quisermos!
Por que não fazemos então?
Bjs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário